Correio Popular Notícia


COBRANÇA
Acir quer fim de apagões e cobra ICMS da energia

Data da notícia: 2015-08-14 10:03:36
Foto:

(Da Redação) O senador Acir Gurgacz, líder do PDT no Senado, cobrou na última quarta-feira (12), na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, um posicionamento da Eletrobrás, da ONS e do governo federal sobre o apagão que ocorreu na última terça-feira (11) em Rondônia e no Acre.
Acir Gurgacz disse que a população do Estado de Rondônia não aceita mais essa irregularidade no fornecimento de energia, que enfrenta o sexto apagão semelhante neste ano, justamente no momento em que o Estado se torna exportador de energia.
O senador afirmou que os estados da região Norte têm uma das tarifas de fornecimento de energia elétrica mais caras do país e que a população ainda está pagando bandeira vermelha por conta da crise hídrica no Sudeste.
Acir frisou que o estado de Rondônia não recebe um centavo do repasse do ICMS da energia que é vendida para o Sudeste, pois o repasse deste tributo é feito integralmente para o Estado comprador.
O senador também solicitou apoio dos demais senadores presentes na Comissão para que, em caráter de urgência, votem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 124/2011), de sua autoria, que prevê a repartição do ICMS da Energia também para o Estado produtor.
?Nossa proposta é de corrigir essa distorção tributária que prejudica os estados Estadosonde estão instaladas ou onde estão sendo construídas as usinas hidrelétricas, como é o caso das usinas de Jirau e Santo Antônia, no rio Madeira, em Rondônia?, argumentou Acir.
A PEC precisa ser aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, antes de ir a plenário, onde terá que passar por dois turnos de votação. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1647 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.